domingo, 25 de setembro de 2011

ATIVIDADE 3-4



Educar integralmente o ser humano é uma tarefa ampla, complexa e muito desafiadora. Requer profundos investimentos em uma sólida formação que contemple não apenas a esfera acadêmica e intelectual, mas dedique especial cuidado ao desenvolvimento do caráter e da personalidade, aspectos que guiarão as ações e as escolhas do indivíduo ao longo da vida transformando-os em pessoas capazes de sucesso na profissão escolhida por eles.
Observando a violência no mundo, constatamos a necessidade de trabalhar no contexto escolar, valores socioeconômicos e morais. A comunidade escolar está diagnosticando sintomas desta violência, prejudicando assim o desenvolvimento das crianças, as relações interpessoais no convívio escolar. Devido ao cotidiano da escola estar diretamente relacionado ao contexto social do aluno, seu bem estar físico, mental e psíquico depende da qualidade de vida e da  harmonia existente no lar na relação pais e irmãos, é necessário despertar a criança a este mundo de descobertas a busca do novo, fazê-lo entender que somos eternos aprendizes. A escola recebe alunos, trazendo para seu interior problemas dos mais variados possíveis e imagináveis. Além disso, observando atitudes dos alunos em sala de aula e nos corredores da escola, verifica-se com freqüência agressividade entre eles, tanto física quanto verbal e psicológica.
Diante disso o presente projeto visa reduzir o índice de violência dentro da escola e conseqüentemente alcançar a paz dentro e fora dela. Pretendemos desenvolver ações que possam contribuir na transformação da maneira de pensar de todas as pessoas envolvidas no processo, no sentido de que, juntos, possamos resgatar valores perdidos, levando os alunos à conscientização de que devem cumprir deveres para que possam buscar direitos , compreendendo limites, gerando harmonia dentro da escola, atingindo um processo voltado para a paz.
Trabalhamos este projeto durante duas semanas, desenvolvendo atividades como leitura de textos, incentivando o aluno a viajar em um universo desconhecido por ele, a musica para desenvolver o gosto pela dramatização, e o mais interessante deles foi a roda de conversa onde foi possível cada um se manifestar, dizer sua opinião sobre os temas abordados,desenvolvendo seu senso critico.
Contamos com a presença dos profissionais da área de Psicologia, Conselho tutelar e da Saúde, realizando palestras orientadoras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário